segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Lenda de Abrantes


Começamos por ouvir a professora Alda a contar a Lenda de Abrantes, na Biblioteca da nossa escola.
Depois na sala de aula decidimos fazer uma dramatização e apresentar a Lenda aos nossos colegas da escola, foi o que fizemos no dia nove de Dezembro.

                                             A chegada de Dº Afonso Hernriques a Tubuci

A conquista do castelelo aos mouros.

  A prisão de Samuel.
 O cavaleiro Machado agradece a Deus a nobre tarefa de Alcaide- Mor da cidade.
Habrahim-Zaid, pai de  Záhára descobre que ela ama Samuel, seu irmão e fica muito transtornado
 Samuel jura amor a Záhára.

Despois de ouvir o pai, Samuel fica desesperado e  grita pela cidade.
Abre-antes! Abre - antes! Abrantes.
E deixa Záhára
Záhára casa com o cavaleiro Machado.



 Záhára já casada com o cavaleiro machado brinca com seus filhos nas lindas terras de Abrantes.

.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia de São Martinho na Nossa Escola







No dia onze de novembro festejamos o dia de São Martinho, na nossa escola.
Depois do almoço fomos para a rua fazer o magusto, como estava a chover não podemos assar as castanhas na fogueira.
Durante a tarde fizemos muitas atividades: fazer o cartucho para as castanhas, espaço de dança, ver e ouvir a história da Maria castanha, pintura de cartazes, corrida de sacos, saltar com os arcos e por último fizemos uma corrida de carros.
Por fim fomos comer as castanhas, eu, o Luis, o Miguel, o Nuno e o outro Miguel fizemos um grupo, depois seguimos todos para a fila para pedir o frito e o sumo. Entretanto apareceu a Idália e estivemos a conversar com ela.
Foi um dia muito divertido.
11/11/11

Débora 3º ano

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ida ao Lagar

Foi num dia muito chuvoso que eu, os meus colegas de turma e a professora fomos visitar o lagar da Arrifana. Fomos recebidos pelos senhores que lá trabalhavam, o lagareiro e outros. Eles  levaram-nos a ver as mós, a prensa, a caldeira e os bidões onde se separa o azeite da água. Eu fiquei muito encantado por saber como da azeitona se faz o azeite foi muito divertido.

Beatriz Correia
Por fiim o azeite vai para os bidãos e depois para as garrafas.

O azeite  e água estão neste depósito.
Mas como o azeite é mais leve vai para o cimo e vai ser separado da água.

O bagaço


A pasta que sai da moagem é agora posta nos capachos e vai ser apertada.
 O bagaço fica no capacho, sai água e azeite para o depósito.



Aqui a azeitona é esmagada pelas mós, sai uma pasta onde ainda estão misturados o bagaço, o azeite e a água.

A azeitona sobe por esta linha até á lavagem

 Lavagem da azeitona
 Azeitona

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Apanha da Azeitona




Hoje, dia três de novembro, de dois mil e onze apanhamos a azeitona das oliveiras que estão no espaço exterior da nossa escola.
Primeiro apanhamos as azeitonas que estavam caídas, no chão de baixo da oliveira. Em seguida tiramos as azeitonas que estavam nos ramos que já tinham sido cortados pelos senhores da Junta de Freguesia. Como os ramos deixaram cair azeitonas foi preciso apanhá-las do chão. Guardamos as azeitonas dentro de sacos e amanhã vamos levá-las para o lagar, para serem moídas e transformadas em azeite.
Já nos doíam as costas de andar dobrados, mas a apanha da azeitona é um trabalho necessário, pois o azeite é preciso para temperar a nossa comida. As azeitonas também servem para conservar e depois comer. Do Azeite também se fazem cremes para a pele.
Esta atividade foi muito importante porque aprendemos coisas novas.




quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Gato e o Rato

Era uma vez um rato chamado Rodrigo, num belo dia de sol o Rodrigo decidiu ir dar uma volta. Chegou a um parque e viu um belo queijo começou a roe-lo, a roe-lo. Entretanto chegou o gato Daniel, o Rodrigo ainda não se tinha apercebido da chegada do gato. O Daniel aproveitou e saltou para cima do Rodrigo, o Rodrigo virou-se para o Daniel e começou a rir-se.  Mas o gato era muito bondoso e não fez mal ao rato. Assim, o rato ficou muito admirado por ter conhecido um gato que  não era inimigo. O rato Rodrigo e o gato Daniel ficaram amigos para sempre.

Miguel Lamaroso

O Rato e o Gato

Era uma vez um rato que chamado Ratolas. O Ratolas andava a passear pela sua casa quando viu um grande bocado de queijo e ficou pasmado!
Viu se vinha alguém, mas não vinha niguém, o Ratolas foi buscar o grande bocado e até já setava todo babado.
Quando foi à procura de mais um grande bocado . Apareceu um grande e malvado gato, o Gatalão. O Ratolas ficou muito assustado e aflito e disse:
Não me comas Gatalão só sou um pequeno rato. Já sei se tu fores meu amigo eu arranjo-te muita comida so para ti.
O gatalão disse:
Está bem mas, só se tu não me incomodares também.
Eu não te incomodo.
O Ratolas e o Gatalão ficaram amigos para sempre.


 Jennifer

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Eco-Escolas / Bandeira Verde


No dia sete de outubro fomos a Oliveira de Azeméis, no mini-autocarro da Câmara Municipal, participar no evento de entrega do Galardão Eco-escolas.
Quando chegámos encontrámos a Vopores que representava um ferro de engomar, a Luzinha que era uma lâmpada, o Grandão que era uma máquina de lavar roupa, O Antenas que era uma televisão o Capitão Fluxo que era um super-herói e o Depositrão que é um caixote onde devemos colocar os eletrodomésticos velhos, por fim fizemos uma meiguice à Vapores e tirámos uma fotografia com ela. De seguida fomos divertimo-nos para o insuflável. Logo depois recebemos as camisolas, com o logotipo do Eco-escolas e vestimo-las.
Da parte da tarde fomos para o pavilhão assistir a um espetáculo: de dança, de teatro, de música e de ginástica rítmica. A seguir houve uma distribuição de prémios, de bicicletas, às escolas que tinham concorrido e ganharam. Por fim, a organização do evento ia chamando pelas escolas e os seus representantes que na nossa turma foi a Carolina, iam receber a Bandeira Verde que simboliza e valoriza o trabalho feito pelas escolas para termos um ambiente limpo e saudável.
Esta atividade foi importante porque recebemos a bandeira e todas as escolas que lá estavam, e eram muitas, souberam que a nossa escola é ecológica. Sentimo-nos felizes por vermos reconhecido o trabalho de todos alunos, professores e auxiliares da nossa escola.


 


                                     
                                     

                                          



segunda-feira, 20 de junho de 2011

A festa de final de Ano

No dia 17 de Junho não tivemos escola, mas ás 6 horas em ponto fomos para o rinque onde tínhamos a nossa festa.Enquanto a festa não começava brincámos até ela começar. Quando começou foi a pré a apresentar a dança das sombrinhas, a outra turma da pré foi a dança do balão e a música sou finalista, a turma D apresentou uma rapsódia a turma A apresentou uma música acompanhada por instrumentos, e para finalizar a nossa festa a turma do 4º ano, os finalistas, foram apresentar a canção Mãe Natureza e despedida, a turma do 3º ano foi apresentar-nos uma dança intitulade The Time. Por fim foi a nossa turma a apresentar as danças Ursinho Gummy e chucha chucha que foi feita pela professora de ginástica gostei muito da festa.

A Festa de Final de Ano

No dia  dezassete de Junho foi a  nossa festa de final de ano, havia muitos pais e familiares para ver, a turma da pré apresentou a dança das sombrinhas, o Balão Magico e Sou Finalista, a turma D apresentou uma rapsódia , a nossa turma apresentou a dança o Ursinho gummy e a Chucha Chucha , a turma A apresentou uma música com instrumentos musicais, a turma C apresentou uma dança intitulada The Time . Por fim o 4º ano apresentou A Mãe Natureza e  a Despedida .
Foi muito divertido .

Carolina

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Nossa Exposição

No dia dezassete de Maio fomos fazer uma exposição na biblioteca da escola. Tivemos que nos dividir em grupos. Eu, a Carolina, o Luís e o Daniel éramos um grupo, depois havia outros grupos.
O meu grupo apresentava as telecomunicações. O grupo do Miguel era dos correios o grupo do Guilherme era das rádios, o grupo do Humberto era dos telefones e telemóveis e o grupo do Jozé era da Imprensa. No meu grupo fizemos um filme fomos tirar imagens da Internet, para meter no filme. Ordenamos as telecomunicações de anos atras até aos dias de hoje. Noutro dia fomos apresentar os trabalhos à biblioteca, eu apresentei ao pré- escolar e os outros às outras turmas. Depois de apresentarmos o trabalho fomos para a sala fazer fichas. Os outros grupos foram apresentar cada um na sua vez.
Terminamos assim a nossa exposição.

Jennifer

A nossa exposição

 No dia 17 de Maio de manhã eu a Sofia, a Jennifer, o Miguel e o zé fomos à biblioteca apresentar uma exposição sobre os meios de comunicação.
Então ensaiamos um pouco, e foi então que os meninos do pré - escolar chegaram . Foi primeiro a Jennifer e o Miguel a explicarem para que servia os meios de comunicação e logo de seguida foi o Humberto a dizer para que servia os correios. Quando acabaram de apresentar os filmes chegou a minha vez de explicar aos meninos da pré o que se pode transmitir através da televisão.
E eu disse :
- A televisão é um meio de comunicação que funciona através do som, da imagem, da música e da fala e logo de seguida quando acabei de explicar a Beatriz apresentou, o Miguel apresentou e depois Viemos embora para a sala.



Débora

Ida à Praia Fluvial





 Hoje, dia oito de Junho, a nossa turma foi ver hastear a bandeira azul, da praia fluvial de Aldeia do Mato.
Fomos convidados pela presidente da Câmara de Abrantes para observar a bonita paisagem, com muito verde da erva, dos pinheiros e de muitas outras árvores. Mas a paisagem também era azul do céu, azul transparente da água da albufeira da barragem de Castelo de Bode, feita no rio Zêzere.
Quando chegamos tínhamos à nossa espera, a Sara, o Sérgio e a Sandra, que são da empresa Valnor. Eles tinham preparado o Jogo da Glória, gigante, para nós fazermos, com perguntas sobre a proteção do meio ambiente.
Para jogar formámos equipas, amarela, verde, azul e laranja.
Enquanto jogávamos estava a acontecer uma cerimónia com discursos, da Senhora Presidente da Câmara, dos representantes do Ministério do Ambiente e outros que vieram atribuir a bandeira azul à praia; porque a qualidade da água é muito boa, e à sua volta tudo está muito limpo e bonito.
Nós somos testemunhas de que a Praia Fluvial de Aldeia do Mato é excelente para nadar, apanhar sol e visitar.
Dizemos a todos que passem lá bons momentos de lazer, tomem bons banhos e apanhem sol. Mas mantenham a PRAIA LIMPA.

A turma B 2º ano

A Ida à Quinta dos Plátanos


No dia dois de Junho os alunos da nossa escola e do Jardim de Ifância fizeram uma visita de Estudo à Quinta dos Plátanos. Saimos da escola às nove e meia, a pé, com as mochilas às costas. Fomos acompanhados com as senhoras professoras e as senhoras auxiliares, chegamos lá cansados sentámo-nos à sombra de uma grande nogueira para comermos os nossos deliciosos lanches.
Depois de lanchar fomos à casa de banho, para a seguir irmos ver os animais. Nós vimos patos,cisnes,canguros, avestruzes, gazelas, porcos, burros, ponem anão, emas, lamas um tatu e tartarugas. Ainda fomos ao museu onde vimos, muitos fósseis, parte de esqueletos de animais, um tentaculo dum polvo, pedras muito valiosas, insetos, borboletas e partes de animais selvagens.
Nòs gostamos muito e foi um dia muito divertido, onde aprendemos mais coisas sobre os animais e as plantas.



Texto de: Jennifer, Miguel Ângelo, Sofia, Nuno, Carolina, Luís Ângelo