quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia de São Martinho na Nossa Escola







No dia onze de novembro festejamos o dia de São Martinho, na nossa escola.
Depois do almoço fomos para a rua fazer o magusto, como estava a chover não podemos assar as castanhas na fogueira.
Durante a tarde fizemos muitas atividades: fazer o cartucho para as castanhas, espaço de dança, ver e ouvir a história da Maria castanha, pintura de cartazes, corrida de sacos, saltar com os arcos e por último fizemos uma corrida de carros.
Por fim fomos comer as castanhas, eu, o Luis, o Miguel, o Nuno e o outro Miguel fizemos um grupo, depois seguimos todos para a fila para pedir o frito e o sumo. Entretanto apareceu a Idália e estivemos a conversar com ela.
Foi um dia muito divertido.
11/11/11

Débora 3º ano

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ida ao Lagar

Foi num dia muito chuvoso que eu, os meus colegas de turma e a professora fomos visitar o lagar da Arrifana. Fomos recebidos pelos senhores que lá trabalhavam, o lagareiro e outros. Eles  levaram-nos a ver as mós, a prensa, a caldeira e os bidões onde se separa o azeite da água. Eu fiquei muito encantado por saber como da azeitona se faz o azeite foi muito divertido.

Beatriz Correia
Por fiim o azeite vai para os bidãos e depois para as garrafas.

O azeite  e água estão neste depósito.
Mas como o azeite é mais leve vai para o cimo e vai ser separado da água.

O bagaço


A pasta que sai da moagem é agora posta nos capachos e vai ser apertada.
 O bagaço fica no capacho, sai água e azeite para o depósito.



Aqui a azeitona é esmagada pelas mós, sai uma pasta onde ainda estão misturados o bagaço, o azeite e a água.

A azeitona sobe por esta linha até á lavagem

 Lavagem da azeitona
 Azeitona

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Apanha da Azeitona




Hoje, dia três de novembro, de dois mil e onze apanhamos a azeitona das oliveiras que estão no espaço exterior da nossa escola.
Primeiro apanhamos as azeitonas que estavam caídas, no chão de baixo da oliveira. Em seguida tiramos as azeitonas que estavam nos ramos que já tinham sido cortados pelos senhores da Junta de Freguesia. Como os ramos deixaram cair azeitonas foi preciso apanhá-las do chão. Guardamos as azeitonas dentro de sacos e amanhã vamos levá-las para o lagar, para serem moídas e transformadas em azeite.
Já nos doíam as costas de andar dobrados, mas a apanha da azeitona é um trabalho necessário, pois o azeite é preciso para temperar a nossa comida. As azeitonas também servem para conservar e depois comer. Do Azeite também se fazem cremes para a pele.
Esta atividade foi muito importante porque aprendemos coisas novas.