segunda-feira, 5 de março de 2012

Centro de Ciência de Astronomia

No dia dois de março, de dois mil e doze a nossa turma foi visitar o Centro de Ciência Viva, em Constância.
Lá vimos a distância dos Planetas para o Sol, o senhor Miguel explicou-nos o que são astros, planetas, estrelas e cometas. Respondeu a todas as nossas perguntas, sobre os astros. Ensinou-nos que não devemos olhar diretamente para o sol, nem diretamente pelo telescópio, pois isso pode ser perigoso para os nossos olhos. Então observámos o sol com o telescópio, mas este fazia a sua apresentação, refletida numa folha branca. Nessa imagem pudemos observar as manchas solares.
Nos binóculos vimos uma casa amarela e outras casas que estavam muito longe, mas que o binóculo aproximou de nós sete vezes. No telescópio vimos a mesma casa, amarela e as outras casas mas voltadas ao contrário, nesta imagem a aproximação era de trinta e duas vezes. A imagem aparecia ao contrário porque era vista num jogo de espelhos côncavos, isto é parecido com uma colher da sopa.
Aproveitamos um tempo livre para conhecer o espaço exterior do Centro de Astronomia, então fomos ver o parque onde estavam representados o Sol, a Terra, a lua e também os planetas pela ordem de distância do sol.
No planetário uma senhora explicou-nos onde podemos ver a ursa maior, a ursa menor e outras constelações, a estrela polar, o Sol a Lua e a Terra. Também nos explicou os movimentos da terra, o de rotação que é feito à volta de si mesma, demora vinte e quatro horas e dá origem ao dia e à noite e o de translação que é feito à volta do Sol, demora trezentos e sessenta e cinco dias ou trezentos e sessenta e seis e dá origem às estações do ano.
Gostamos de ver tudo e aprendemos de forma interessante e divertida.



Miguel e Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário